quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cirurgia de Cataratas

Catarata

Hoje com as novas técnicas cirúrgicas, quando a pessoa começa a não fazer o que gosta e muda a maneira de viver em função das limitações impostas pela catarata, está na hora de se submeter ao procedimento cirúrgico. A idade avançada ou as condições físicas precárias não constituem obstáculo à cirurgia de catarata, até porque a reabilitação da visão proporciona melhora física e atitude mental mais positiva.

A cirurgia:
O implante intra ocular na cirurgia de catarata foi o maior avanço da Oftalmologia nos últimos 20 anos. As novas técnicas cirúrgicas permitem colocar essa cirurgia como uma das de maior eficiência na medicina atual, com mais de 90% de sucesso funcional nos grandes centros e em clínicas especializadas. A cirurgia é realizada em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local com assistência do anestesista. O seu tempo de duração é em média de 15 a 20 minutos e o paciente permanece na clínica em torno de 3 a 4 horas.

Pós cirúrgico:
O paciente não sente dor nem durante, nem depois da cirurgia. Orienta-se repouso relativo no pós-operatório imediato. O curativo é retirado no dia seguinte em casa quando então inicia-se o uso dos colírios. O paciente pode retornar as suas atividades precocemente evitando esforços físicos. Após um mês ou mais, já está apto a realizar a cirurgia no outro olho, caso haja indicação, e óculos complementares, basicamente para perto, serão prescritos.
Olho sadio

Perguntas Frequentes:


O que é a catarata?
É a opacificação do cristalino, uma das lentes do sistema visual, que ocorre com o passar dos anos, e também devido a outros problemas como traumatismos e inflamações oculares.


Quais são os síntomas?
Num primeiro momento, quando a catarata é pouco densa, nota-se um enturbiamiento da visão. Também as luzes (como a procedente do sol, lâmpadas, focos dos automóveis, etc) podem causar mais deslumbramento do que é habitual.
A medida que a catarata se desenvolver, a visão faz se mais confusa, impedindo progressivamente a realização das actividades quotidianas


Como se detecta uma catarata?
Quando você note algum dos sintomas descritos deverá acudir à consulta oftalmológica. Com uma exploração completa, o oftalmólogo poderá saber se você tem ou não cataratas.


Qual é o tratamento?
O tratamento é sempre cirúrgico. Consiste na extracção do cristalino, mediante a técnica de facoemulsificação, e a sua substituição por um cristalino artificial ou lente intra-ocular.
Em que consiste a técnica de facoemulsificação?
Mediante energia ultra-sónica, o cristalino opacificado (catarata) é pulverizado em microparticulas que são aspiradas do interior do olho.
Isto realiza-se com um terminal muito fino, que se introduz na câmara anterior de través duma mínima apertura (que varia entre 2- 3 milimetros). Desta maneira a recuperação do paciente é muito mais rápida do que com as técnicas antigas. É o que **chamamos cirurgia minimamente invasiva
Quando devo operar-me?
Geralmente recomenda-se a intervenção quando o paciente começa a encontrar dificuldade na realização das tarefas quotidianas.


Sentirei dor durante ou depois da operação?
A técnica de facoemulsificação não é dolorosa nem durante nem depois da intervenção.
De facto realizamo-la com anestesia tópica (gotas) sem necessidade de injecções.
A maioría dos pacientes referem só uma sensação de pressão devida aos aparelhos com que imobilizamos o olho quando realizamos a cirurgia, e leve ardor nas horas seguintes à mesma.
Quando é que posso começar a fazer vida normal depois da intervenção?
Depois da intervenção o paciente deve ficar em casa a descansar umas 24 horas.
A manhá seguinte, a melhora visual é tão importante que a maioria dos pacientes podem começar a fazer sua vida normal.


Qué tipo de precauções devo ter depois da operação?
O paciente usará colirios (antibióticos e anti-inflamatório) durante os 15 dias seguintes. É totalmente contra-indicado esfregar os olhos durante um mínimo dum mês depois da intervenção, e deve-se evitar ao longo de seis meses.
As actividades desportivas podem-se praticar sempre que se utilizarem óculos protectores adequados.
Evitar-se-a a maquilhagem durante o mes a seguir à intervenção.
Tem riscos esta técnica?
Como em qualquer técnica cirúrgica sempre há riscos, porém estes são mínimos.
A facoemulsificação é uma das técnicas cirúrgicas mais seguras e precisas que existem hoje em dia, e proporciona ao paciente a possibilidade de se reincorporar às suas tarefas habituais quase imediatamente depois da intervenção.


Podem-se operar os dois olhos ao mesmo tempo?
Normalmente não se operam ambos os olhos na mesma sessão cirúrgica, à excepção de que motivos médicos proprios do paciente assim o recomendarem.
Ainda a possibilidade de complicações ser mínima, ao tratar-se duma cirurgia intra-ocular não recomendamos operar ambos os olhos duma vez.


Terei necessidade de usar óculos depois da operação?
A melhora em qualidade de vida dos pacientes operados de cataratas na actualidade é extraordinária.
A maioría dos pacientes podem realizar as actividades actividades normais de visão distante sem necessidade de utilizar óculos. Terá de utilizar oculos de perto se não tiver decidido, por indicação do cirurgião, optar pela monovisão ou as lentes intra-oculares multifocais.


O que é a monovisão?
Se você desejar não depender dos óculos depois da cirurgia de cataratas, existe a possibilidade disto com a monovisão, já que podemos conseguir focar um olho para perto e o outro para longe, colocando em cada olho a lente intra-ocular adequada. Pergunte-nos a respeito disto antes da intervenção.


O qué são as lentes multifocais?
Outra possibilidade para não depender dos óculos depois da cirurgia de cataratas é implantar lentes multifocais ou progressivas, que permitem como os óculos multifocáis focar a diferentes distâncias. Este tipo de lentes nem estão indicadas em todos os pacientes, mas talvez você sim puder beneficiar-se delas.


Necessita operar de catarata e não tem como pagar os preços abusivos dos Cirurgiões brasileiros, entre contato conosco te ajudaremos a resolver esse problema. Contamos com uma equipe extremamente preparada, nossa oftalmologista é formada na USP - São Paulo, com especialização em diversos países.


mande um e-mail para doutorbolivia@gmail.com


Att Equipe Doutor Bolivia




Obs: Queridos amigos, para que possamos manter o blog dando informações e esclarecimentos e sobretudo ajudando-os a conquistar um sonho, lhes peço que cliquem nas propagandas abaixo e ao lado esperem 50 segundos antes de fecha-las, não lhes custará nada e ajudará nós a continuar trabalhando. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores, deixem seu comentério e suas opinioes, por favor para maior informacao, mande-nos um e-mail para doutorbolivia@gmail.com teremos o prazer de ajuda-los.